domingo, 30 de novembro de 2008

Por que associar a Quitosana com o Psyllium?

A adição ou incorporação de Psyllium a formulações com Quitosana já consagradas (como é o caso do Fybersan Gold) agrega mais uma função que é a regularização das funções intestinais; pois o Psyllium possui propriedade laxativa, além de auxiliar também na redução do colesterol potencializando a atividade redutora da Quitosana.

Como a Quitosana age no organismo?

Uma vez ingerida, a Quitosana é solubilizada no estômago, formando um gel quimicamente ativo, em função dos grupamentos amino presentes na sua estrutura. Este gel, eletrostaticamente carregado, tem a propriedade de atrair e se ligar à gordura ingerida na alimentação, formando um complexo Quitosana-gordura, que evita a ação das lípases (enzimas que metabolizam os lipídios), impedindo desse modo, sua conseqüente absorção pelo organismo. Cada grama de Quitosana ingerida tem a capacidade de capturar e liminar até 8 gramas de gordura.

Como o Psyllium age no organismo?

As fibras solúveis, incluindo aquelas das cascas das sementes de Psyllium, contribuem para o aumento dos efeitos de decréscimo dos níveis de colesterol associados a uma dieta de baixo teor de calorias, em pessoas com hipercolesterolemia (altos níveis de colesterol), além de demonstrar benefícios no controle glicêmico e na redução do colesterol sangüíneo.

Porque a associação com o Psyllium?

O Psyllium possui na sua constituição L-arabinose, D-xilose e ácido galacturônico, mas seus principais constituintes são as fibras, mucilagens e óleos. As mucilagens presentes na composição do psyllium absorvem considerável quantidade de água, aumentando o volume fecal que por sua vez aumenta o lúmen intestinal. Há uma redução da pressão intraluminal (nas paredes intestinais) reduzindo a possibilidade de formação de divertículos.Seus efeitos ultrapassam o âmbito intestinal. Retarda tanto o esvaziamento gástrico como a absorção de glicose a partir do intestino delgado. Devido a sua indigestabilidade, as fibras do Psyllium alcançam o cólon praticamente inalterado , causando aumento no volume de conteúdos colônicos com conseqüente ativação da motilidade propulsora. Seus óleos também favorecem a propriedade laxativa.O Psyllium normaliza o tempo de trânsito intestinal, aumentando ou diminuindo esse tempo, conforme a necessidade. Favorece o amolecimento das fezes e reduz a necessidade de esforço para evacuação, atividade muito útil em casos de hemorróidas.O Psyllium também é indicado como complemento em dietas de emagrecimento, tendo em vista que sua ingestão antes das refeições favorece a um aumento na sensação de saciedade, bem como se liga a moléculas de carboidratos simples impedindo a sua absorção a nível intestinal. Quando ingerido antes das refeições pode reduzir a sensação de fome.

Nenhum comentário:

Site Meter