domingo, 30 de novembro de 2008

Quitosana e a Redução do Colesterol - Estudos Clínicos

A Quitosana e a Redução do Colesterol

Em 1988 Jennings e colaboradores {Jennings, C.D., Boleyn, K., Bridges, S.R., Wood, P.J. and Anderson, J.W., Uma comparação da Redução Lipídica e os Efeitos na Morfologia Intestinal em Ratos da Colestiramina, Quitosana e Aveia, Proceedings of The Society for Experimental Biology and Medicine 189, 13-20 (1988)} realizaram um estudo comparativo da capacidade de redução de lipídios entre a colestiramina, a Quitosana e aveia. A colestiramina usada em humanos pode contribuir para formação de adeno carcinoma de cólon; Quitosana e goma de aveia foram estudadas em ratos para determinar o seu potencial para uso em humanos.

A comparação desses compostos foi feita alimentando-se 3 grupos de 10 ratos (Sprage-Dawley) com 5% do composto a ser testado, 1% de colesterol e 0,2% de ácido cólico; outros dois grupos foram alimentados com celulose, e um deles com 1% de colestrol e 0,2% de ácido cólico. Todos os grupos ingeriram quantidades similares de alimentos e apresentaram ganho de peso similar.

Principais Resultados

A)A ingestão de colesterol causou um aumento de 3 vezes na quantidade de lipídios e de 10 vezes na concentração de colesterol.

B) A Colestiramina, goma de aveia e a Quitosana apresentaram redução significativa do colesterol no fígado, com a colestiramina promovendo níveis idênticos ao do grupo não alimentado com colesterol.

C) A Quitosana e a goma de aveia reduziram significativamente o colesterol sérico em comparação com o grupo alimentado com celulose.

Conclusões: Das substâncias testadas, a goma de aveia foi a menos efetiva. Os níveis de hemoglobina e ferro séricos apresentaram resultados similares em todos os grupos, exceto para o grupo que ingeriu aveia, o qual apresentou uma redução de ferro sérico. Nenhuma das fibras (Quitosana e Aveia) produziram mudanças na mucosa além do aumento distal do intestino delgado produzido pela ingestão de aveia. Como conclusão, os autores confirmam que a Quitosana apresentou efeitos de redução de lipídios similares a colestiramina sem no entanto exibir mudanças maléficas na mucosa intestinal.

Um comentário:

SadHappiness disse...

Alguém já experimentou tomar quitosana em capsulas? Tem os mesmos benefícios de reduzir o colesterol?

Site Meter