domingo, 30 de novembro de 2008

Quitosana - Estudos Clínicos

Quitosana e a redução do colesterol em animais.

Em 1980, Sugano e colaboradores (M. Sugano, T. Fujikawa, Y. Hiratsuji, K. Nakashima, N. Fukuda and Y. Hasegawa, Um Novo Uso de Quitosana como um Agente Hipoclolesterolêmico em Ratos, Am. J. Clin. Nutri., 33, 787-793, 1980), relataram que quando a Quitosana é administrada na forma de uma mistura de oligossacarídeos de cadeia polimérica maior do que 6 unidades de glucosamina, em ratos alimentados com uma dietas ricas em gorduras, previne-se o aumento de colesterol e de triglicerídeos no plasma. No entanto, oligossacarídeos de cadeia polimérica menor do que 5 unidades de glucosamina não apresentam atividade.

O efeito na redução de colesterol foi avaliado pela observação de que a suplementação de Quitosana (2 – 5 %) em ratos alimentados com uma dieta rica em gorduras durante 20 dias resulta em uma redução significativa (de 25 a 30%) do colesterol plasmático, sem influenciar a quantidade de ingestão de alimento ou crescimento das cobaias. Observou-se ainda a prevenção do aumento de colesterol e triglicerideos no fígado.

A suplementação de Quitosana em doses maiores do que 10% reduz efetivamente a concentração de colesterol no plasma, no entanto o crescimento das cobaias é retardado.

Nenhum comentário:

Site Meter