terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Ascorbil Quitosana - Uma forma avançada de disponibilizar os efeitos da Vitamina C em Cosméticos

O ascorbil quitosana é um derivado da quitosana produzido pela empresa Polymar Ciência e Nutrição que representa uma forma avançada de adicionar os benefícios do ácido ascórbico em produtos cosméticos. Nesta forma, as propriedades antioxidantes do ácido ascórbico podem ser potencializadas, pois o ascorbil quitosana é um estimulador da síntese de colágeno mais potente do que o ácido ascórbico. A forma de um complexo poliamínico faz com que a porção do ácido ascórbico na molécula seja protegida permitindo que as propriedades antioxidante e anti-colagenase sejam prolongadas nos produtos finais.

O complexo ascorbil-quitosana é solúvel em água e pode ser facilmente incorporada em emulsões catiônicas e aniônicas. Nenhuma consideração especial de processo é necessária porque o complexo tolera técnicas de emulsão normais e temperaturas brandas. Os níveis recomendados para uso em cosméticos variam de 1 a 3%.


ATIVIDADES

Os derivados do ácido ascórbico encontram várias aplicações na indústria cosmética devido a sua habilidade de promover a síntese do colágeno e de prevenir danos oxidativos. O ascorbil-quitosana é um polieletrólito de alto peso molecular composto de ácido ascórbico e poliglicosamina.

O ácido ascórbico é essencial para a síntese do colágeno, fato que é evidenciado pelas desordens causadas nos tecidos conectivos pela deficiência de ácido ascórbico. Esse importante composto atua como um co-fator para a produção de hidroxi-prolina que é fundamental na formação estrutural do colágeno. Além disso, estudos mostram que o ácido ascórbico tem um papel estimulador primário na síntese do colágeno.
Pesquisas recentes comparando a atividade do ascorbil-quitosana com ácido ascórbico, mostraram que o complexo ascorbil-quitosana aumenta a síntese de colágeno em 62% nos fibroblastos dérmicos em humanos, ou seja, um incremento de 11% em relação ao ácido ascórbico.


INIBIÇÃO DA COLAGENASE

A colagenase é uma enzima destrutiva secretada pelas células para degradar a matriz extra celular protéica, colágeno, enfraquecendo a estrutura primária de suporte da pele. Na ausência de um inibidor da enzima, a degradação ocorre em uma velocidade elevada. Na presença do complexo ascorbil-quitosana na concentração de 1%, ocorre uma inibição integral da enzima.


ATIVIDADE ANTIOXIDANTE

Os radicais livres, são compostos oxigenados altamente reativos, que são gerados nos tecidos do nosso organismo, a partir de agentes externos. Esses compostos, quando não são mantidos sob controle, contribuem para a degradação da matriz extracelular, peroxidação de lipídeos, hidroxilação de polissacarídeos e desnaturação de proteínas, causando inflamações, injúrias e envelhecimento dos tecidos. As células do organismo possuem um sistema de defesa envolvente que limita e repara os danos químicos causados por espécies oxigenadas reativas. Algumas enzimas, tais como a superóxido dismutase participam desse sistema. À medida que o organismo envelhece, o sistema sequestrante natural do organismo diminui, aumentando as chances de danos nos tecidos causados por espécies oxigenadas.

Nenhum comentário:

Site Meter