terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Quitosana em Cosméticos - Outros Derivados

Derivados da quitosana obtidos pela reação com ácidos carboxílicos, podem fornecer ao polímero uma solubilidade especial em água. Esses compostos possuem estrutura química semelhante ao ácido hialurônico e fornecem uma excelente compatibilidade com o tecido epitelial. As soluções obtidas com esses derivados podem ser facilmente incorporadas a qualquer formulação cosmética, mostrando melhor compatibilidade com sulfactantes iônicos e emulsificantes, apresentando estabilidade em uma larga faixa de pH.

A carboxi-metil-quitosana, possui uma alta afinidade com a pele, em virtude a seu alto peso molecular, formando um filme elástico, fortemente aderente e protetor, fornecendo uma boa propriedade umectante em formulações. As aplicações deste derivado em cosméticos inclui xampus condicionadores, sabões líquidos protetores e cremes umectantes.

Em estudos realizados com a carboxi-metil-quitosana comparado com o ácido hialuronico envolvendo homens e mulheres com idades entre 18 e 70 anos com tipos de peles similares (seca e sensível) com formulações faciais, mostrou que a carboxi-metil-quitosana possui alta afinidade pela pele devido ao seu alto peso molecular e por formar filmes protetores e aderentes. A boa propriedade umectante apresentada nos testes mostrou que este derivado pode substituir o ácido hialurônico em formulações para a pele.

Soluções de derivados solúveis de quitosana, tais como o glicolato de quitosana, podem ser incorporados diretamente em cosméticos ou emulsões de protetores solares em níveis de 0,1%. Devido a sua boa faixa de estabilidade em diferentes temperaturas, a quitosana pode ser adicionada à solução durante, ou antes, da emulsificação da fase aquosa sem causar problemas adicionais.

Devido as suas propriedades dermatológicas, a adição da quitosana também melhora a compatibilidade da pele em emulsões cosméticas, formulações contendo álcool, pós-barbas, desodorantes e produtos esfoliantes. Em protetores solares, a quitosana reduz a perda dos filtros UV decorrente da ação da água ou suor. Essa propriedade melhora a tolerância da pele ao protetor e protege contra o ressecamento da mesma. A quitosana forma um filme sobre a pele que reduz a quantidade de luz ultravioleta absorvida pela pele, aumentando o fator de proteção solar. Em batons, a quitosana (utilizada nas concentrações de 0,05% a 1%) aumenta a resistência dos filtros UV e de substancias lipofílicas ativas, protegendo a pele contra o ressecamento.

Nenhum comentário:

Site Meter