terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Quitosana - Segurança

A quitosana é benéfica e segura para o consumo humano, tendo sido usada extensivamente utilizada em numerosas aplicações industriais, saúde e alimentícias. Entretanto, é importante ressaltar que toda substâncias quando tomada de forma inapropriada ou em excesso pode ser nociva ao nosso organismo. Por exemplo, o ar no processo respiratório é relativamente sadio, enquanto que injeção intravenosa de ar é usualmente fatal.

Para determinar a segurança relativa de vários alimentos, os cientistas fazem um experimento para determinar o nível tóxico dos alimentos, comumente denominado de LD 50. A quitosana tem sido encontrada ter um LD 50 de cerca de 16 gramas/dia por cada Kg de peso do corpo de um camundongo. A quitosana é uma fibra que em meio ácido se expande para formar um gel no estômago. Os problemas encontrados com extremas doses de quitosana foram causadas por desidratação gástrica e “impacto” devido a expansão da fibra.

A fim de colocar estes dados em contexto, pesquisadores compararam a quitosana com alguns açucares comuns e chegaram a seguinte conclusão:“ Parece que a quitosana é menos tóxica do que estas substância “. Por uma questão de segurança dados obtidos em experimentos com camundongos são divididos por 12 para se ter um equivalente ao organismo humano. O LD 50 relativo em humanos desta meneira seria de 1,33 gramas/dia por Kg de peso corporal. Isto significa que, para uma pessoa de 70 Kg a quantidade tóxica seria maior do que 90 gramas de quitosana por dia.

Estudos clínicos tem usado quantidades em torno de 3 a 6 gramas por dia sem nenhum efeito adverso. Assim como qualquer fibra, deve-se beber bastante água. A mudança de dieta afeta a função do cólon, desta maneira, constipação ( prisão de ventre ) ou diarréia pode ocorrer em alguns casos, dependendo da constituição metabólica de cada um e da formulação do suplemento a base de quitosana.

Apesar da quitosana não ser digerida por nossas enzimas digestivas, ela pode ser degradada pelo solo e por microorganismos presentes na água. Isto torna a quitosana segura e benéfica para o meio ambiente. Esta propriedade foi recentemente reconhecida pela agência de proteção do meio ambiente dos EUA. Qualquer degradação da quitosana por nossa microflora intestinal resultaria na formação da D-Glicosamina que é um excelente nutriente em casos de artrite e osteoartrite.Devido ao fato da quitosana poder se ligar a gordura e a certos minerais, é aconselhável que se tome suplementos essenciais de ácidos graxos, vitaminas liposolúveis e de minerais separadamente da quitosana. A ingestão de ácido D- ou L- ascórbico ajuda a aumentar a quantidade de complexação de gorduras e diminui a perca de minerais.

QUANDO NÃO SE DEVE TOMAR QUITOSANA
· Quando se tem qualquer tipo de alergia a crustáceos
· Mulheres em período de gravidez ou amamentação

Nenhum comentário:

Site Meter