terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Quitosana para Ferimentos e Hemorragias


ATIVIDADE HEMOSTÁTICA DA QUITOSANA

A atividade hemostática da quitosana foi inicialmente relatada por Malette e Quigley. Olsen e colaboradores completaram os estudos pré-clínicos iniciais de segurança e eficácia em diversas formas físicas de diversos sais de quitosana. O mecanismo para a formação de coágulos também foi definido através de experimentos elegantes. Este mecanismo pode operar independente da cascata de eventos da coagulação normal que resulta na formação da fibrina. Desta forma, a quitosana pode formar um coágulo estável no sangue na ausência de fibrina. Experimentos in vitro, demonstraram que o sangue tratado com heparina, que inibe a formação da fibrina, forma um coágulo estável quando soluções de sais de quitosana são adicionadas. A observação de que coágulos estáveis podem ser formados com soluções de sais de quitosana geraram um considerável interesse na possibilidade da utilização da quitosana como agente hemostático clínico.

Como agente hemostático, a quitosana, na forma de bandagens, possui a capacidade de acelerar a hemóstase em procedimentos cirúrgicos ou em ferimentos hemorrágicos, através de um procedimento simples, rápido, não-invasivo e de fácil aplicação, resultando em um menor tempo de internação para os casos cirúrgicos reduzindo os custos de procedimentos como o cateterismo e o tempo de internação.

Baseada nessas propriedades a empresa Polymar, líder em tecnologia em Quitosana, desenvolveu e patenteou uma bandagem hemostática inovadora, de uso externo em procedimentos cirúrgicos ou ferimentos, a partir de uma derivado de Quitosana.

Um comentário:

Unknown disse...

Boa tarde,

Neste momento estou a trabalhar num projecto de investigação sobre quitosano e as suas propriedades hemostáticas e, como tal, gostaria que alguém me pudesse esclarecer a seguint dúvida:
será que posso fazer uma diluição de uma solução stock de quitosano a 1% (em ácido acético) com água destilada, para obter uma solução de concentração mais baixa?

Agradecia uma resposta. Cumprimentos

Site Meter