terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Quitosana em Cosméticos - Aplicações Tópicas

QUITOSANA - APLICAÇÕES TÓPICAS

Em uso de aplicações tópicas, a quitosana possui diversas propriedades bioquímicas únicas, que são adequadas para o uso em cosméticos e tratamentos capilares. Conforme mencionado anteriormente, a quitosana é uma molécula carregada positivamente em pH ligeiramente ácido (em torno de 6). Quando retém a sua carga positiva, o tecido é muito similar a pele e ao cabelo, tornando-a um material ideal para produtos de cabelos. A quitosana tende a formar filmes com a queratina do cabelo, tornando a sua ação de cobertura mais estável em alta umidade. Os cabelos tratados com quitosana apresentam uma tendência menor de se ligarem uns aos outros, e devido ao fato de não estarem carregados eletricamente, tornam-se fácil escovar e manter o penteado. Adicionalmente, o filme transparente de quitosana protege a quebra do cabelo e auxilia a manter o brilho dos fios.

Em produtos para tratamento da pele, a quitosana se destaca por sua propriedade de segurar a água e o óleo que a torna perfeita para o uso tópico em produtos como cremes antiacne, loções, hidratantes e bronzeadores. A quitosana forma um filme que protege a pele de agressões externas e auxilia a manter a oleosidade e a hidratação da pele. A quitosana possui o mesmo pH da pele ligeiramente ácida, auxiliando a pele a manter o balanço normal do pH, que é essencial para uma pele saudável. Quando a quitosana é aplicada em uma fina camada, se adere à pele protegendo-a. De fato, ela se liga ao tecido epitelial, tornando-a adequada para uma grande variedade de usos cosméticos e biomédicos.

Adicionalmente, a quitosana possui atividade bacteriostática que mata bactérias e outros tipos de microrganismos que entram em contato com a mesma. Outra propriedade importante é a reconhecida propriedade homeostática da quitosana que auxilia a cicatrização e estanca sangramentos em lesões cutâneas. Essa propriedade permite a criação de bandagens para estancar sangramentos, e hemorragias em ferimentos e incisões, protegendo de forma simultaneamente a área afetada de infecções.

Devido a sua habilidade em formar filmes hidrofílicos (que absorvem água) sobre a pele, os cientistas estão investigando o uso da quitosana para o tratamento de queimaduras. A quitosana é inicialmente dissolvida em água e então aplicada sobre a pele em uma fina camada. Uma vez que a mistura é ligeiramente ácida, gera uma sensação refrescante sobre as áreas queimadas. O filme protetor de quitosana permite a passagem de oxigênio permitindo uma rápida cicatrização. Além disso, após a cicatrização do ferimento, não há necessidade de remover a quitosana, pois as enzimas presentes nos tecidos epiteliais degradam o polímero permitindo a sua absorção pelo organismo. Como benefício adicional, evita-se danos na área cicatrizada causados pela remoção da bandagem.

Um comentário:

Eliane Ferreira disse...

Senhores comprei o Kit Quitosana no sit www.maisvidashop.com/index.html
no dia 12/01/2010, já paguei a fatura do cartão no dia 12/02 e até hoje não recebi o produto este site é a maior enganação , o fale conosco não funciona, o fone de contato também não , e email não respondem. Me ajudem a divulgar para que ninguém perca dinheiro e seja passado para traz como eu fui. Att
Eliane

Site Meter