terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Quitosana - Descrição Química

A quitosana, um aminopolissacarídeo formado por unidades repetidas de beta-(1-4) 2-amino-2-deoxi-D-glucose (ou D-glucosamina) derivado da quitina é um polímero de ocorrência natural encontrado nas paredes celulares dos fungos, leveduras, insetos e principalmente nas carapaças dos crustáceos, notadamente camarão, lagosta e caranguejo, constituindo cerca de 30% do exoesqueleto destes últimos.

A quitina é formada por unidades repetidas de beta-(1-4) 2-acetoamido-2-deoxi-D-glucose (ou N-acetilglucosamina) cuja estrutura é bastante semelhante a fibra vegetal denominada celulose. No livro, Princípios de Bioquímica (Lenninger, A. L., 1995) o autor compara a quitina com a celulose, classificando-a como um homopolissacarídio composto por unidades de N-acetil-D-glicosamina que possui como única diferença a substituição de um grupo hidroxila em C-2 presente na celulose por um grupo aminoacetilado na quitina. O autor justifica a semelhança entre as duas substâncias pelo fato da quitina formar fibras estendidas muito similares àquelas formadas pela celulose e, assim como a celulose, não é digerível por animais vertebrados, possuindo portanto o mesmo comportamento da fibra vegetal.

Portanto, a quitosana, que é derivada da quitina somente pela retirada do grupo acetila, possui as mesmas características.

Nenhum comentário:

Site Meter