terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Quitosana na Proteção de Implantes!

A Quitosana pode atuar na prevenção de formação de “biofilmes” de microrganismos (crescimento de fungos e bactérias) em procedimentos ou dispositivos de implantes.

Um biofilme é uma camada fina e pegajosa de células infecciosas, que são altamente resistentes a tratamentos padrão com antibióticos. Quando um biofilme se forma ou se acumula sobre um implante é necessário um procedimento cirúrgico para remover.

Uma investigação preliminar dos efeitos de um revestimento de Quitosana sobre o desenvolvimento de biofilmes bacterianos ou fúngicos, sugere que o revestimento destrói os micróbios essencialmente pela imobilização ou fixação dos mesmos, evitando que os microrganismos se agrupem à superfície do implante.

Embora sejam necessárias maiores investigações, caso a Quitosana comprove ser uma cobertura efetiva, pode tornar-se um aditivo poderoso capaz de reduzir de forma significativa as taxas de infecções associadas a implantes e diminuir o risco dos microrganismos desenvolverem resistência aos antibióticos que são utilizados atualmente no revestimento de implantes.

Nenhum comentário:

Site Meter