segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Quitosana - A Fibra do Futuro!

Que tal uma fibra natural que elimina gordura, reduz os níveis de mal colesterol (colesterol LDL) e ácido úrico, previne o câncer de cólon e próstata e ainda por cima é um excelente agente anti-ácido, anti-bacteriano e cicatrizante. Milagre ? Panacéia ? Não. Tudo indica que existe e chama-se Quitosana.

A quitosana, uma típica fibra natural de origem animal, chegou para ficar e a cada dia encontra um maior número de adeptos de seus benefícios.

De onde vem a Quitosana ? Esta fibra natural, derivada da quitina, polímero abundante na natureza que só perde em quantidade para a celulose, que é uma fibra vegetal que atua como componente estrutural das plantas.

A quitosana, produzida a partir da quitina por processos enzimáticos ou por uma reação química denominada desacetilação, passa a ser uma das poucas fibras naturais solúveis em meio ácidos, como por exemplo, suco de limão, vinagre ou no nosso suco gástrico, onde o pH é ácido.

Como age a Quitosana ?

Estudos recentes demonstram que uma vez ingerida, a quitosana é solubilizada no estômago, formando um gel quimicamente ativo, em função dos grupamentos amino presentes na sua estrutura. Este gel, eletrostaticamente carregado, tem a propriedade de atrair e se ligar à gordura ingerida na alimentação, formando um complexo quitosana-gordura, que evita a ação das lipases (enzimas que metabolizam os lipídios), impedindo desse modo a sua consequente absorção pelo organismo. Um verdadeiro bloqueador de calorias! Cada grama de Quitosana ingerida, tem capacidade de capturar e eliminar até 8 gramas de gordura ingerida (aproximadamente 80 calorias).

E o Colesterol?

Além disso, a Quitosana através de seus grupos aminos livres possui a capacidade de se ligar aos ácidos biliares do sistema digestivo excretando-os nas fezes. Os ácidos biliares, substâncias componentes da bile, são essenciais ao processo digestivo. O problema dos ácidos biliares é que eles são recicláveis, ou seja, são reaproveitados pelo organismo após a digestão, através da reabsorção pelo trato intestinal retornando ao fígado completando assim um ciclo no organismo denominado de circulação entero-hepática. Entretanto a presença excessiva desses ácidos no intestino está relacionado ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como o de cólon e de próstata. Quando a quitosana se liga aos ácidos biliares em excesso, exerce um duplo efeito benéfico: evita a presença desses ácidos livres no intestino prevenindo o câncer e simultaneamente ativa o fígado para produzir mais ácidos biliares, reduzindo os níveis do mau colesterol (colesterol LDL) no organismo. Como o colesterol é o precursor dos ácidos biliares, quando o fígado recebe o sinal para produzir mais destes ácidos, utiliza o colesterol que está mais facilmente disponível na corrente sanguínea, ou seja o LDL, o colesterol vilão, responsável pela formação dos temíveis ateromas ou placas coronarianas que contribuem para desde uma simples elevação na pressão arterial até derrames cerebrais.

Quem está usando Quitosana ?


Hoje, nos EUA, existem vários livros sobre o assunto e um dos mais vendidos chama-se “The Fat Blocker Diet”, escrito pelos médicos Arnold Fox, e Brenda Addelly, uma das co-autoras do livro “The Arthritis Cure” que foi best-seller por vários meses naquele país durante os anos de 1996 e 1997. No livro The Fat Blocker Diet, os autores propõem dietas de sucesso para controle e redução de peso onde o componente chave é a Quitosana. Dietas existem às dezenas, propondo os mais variados e exóticos ingredientes e torturas alimentares. Os autores ressaltam este ponto, criticam as dietas propostas e informam que, sem uma mudança significativa de seus hábitos alimentares, é possível um controle e até uma redução de peso corporal usando a quitosana antes de ingerir alimentos ricos em gordura. De acordo com o programa proposto pelos autores é possível cortar da alimentação até 25 gramas de gordura por dia utilizando a Quitosana, ou seja, algo em torno de 230 calorias ! Existe inclusive uma tabela que informa a quantidade de Quitosana que deve ser ingerida antes de comer um hamburger, pizza, chocolate ou batata frita. A maior parte da gordura e consequentemente a caloria contida nestes alimentos é eliminada do organismo por este maravilhoso polímero natural.

Como usar ?

A Quitosana deve ser utilizada corretamente para funcionar do forma eficaz. Deve ser ingerida minutos antes das refeições com bastante água para permitir a formação do gel e impedir a constipação (prisão de ventre). A fibra promove um aumento do bolo fecal, pois é expelida juntamente com as gorduras e os ácidos biliares nas fezes. Quando usada para controle da obesidade, deve-se evitar o consumo de alimentos calóricos ricos em carboidratos e proteínas, pois a quitosana só tem atuação sobre as gorduras.

Futuro Promissor:

A Quitosana já se encontra em todas as lojas de produtos naturais dos EUA, Europa, Japão e Brasil. Tendo a completa aprovação do ministério da saúde do Japão para a utilização inclusive como aditivos para diversos alimentos. Também aprovada e indicada com sucesso por mais de 10.000 médicos e nutricionistas. Por tudo isso a Quitosana é considerada a fibra do futuro. É um sucesso sem precedentes!

Alerta Importante!

A Qualidade da Quitosana é fator fundamental para sua segurança e eficácia. Existem várias marcas sendo vendidas noPaís. A única Quitosana com certificado de Qualidade é fabricada pela empresa Polymar com a marca Fybersan e que possui tecnologia certificada pelo Parque Tecnológico da UFC - PADETEC.

Maiores informações sobre a Quitosana e produtos em http://www.polymar.com.br/

Nenhum comentário:

Site Meter