terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Uso da Quitosana na Agricultura

A utilização agrícola da Quitosana, mesmo sem a utilização de fertilizantes químicos, aumenta em larga escala a população microbiana do solo, transforma fertilizantes orgânicos em inorgânicos, os quais podem ser facilmente absorvidos pelas raízes, de forma que os nutrientes podem ser totalmente absorvidos e aproveitados integralmente pelas plantas. O alto teor de enzimas que degradam a quitina e Quitosana conferem a planta longevidade e resistência contra germes, tornando as infecções não proliferativas (quando ocorrem) e induzindo a cura pela própria planta. Esses fatores aumentam o rendimento, a retenção do açúcar e a preservação.

O uso da Quitosana em plantações, com o uso de menores quantidades de fertilizantes químicos ou até mesmo sem utilizar aumenta a produção de 15-20% de acordo com o tipo de planta.
O denominado ciclo da quitina e da Quitosana, de ocorrência natural na crosta terrestre, representa de forma esquemática a biotransformação e hidrólise natural da quitina e da Quitosana de acordo com o fluxograma a seguir:

O “ciclo da quitina”

Historicamente, infestações fúngicas têm causado perdas significativas para as colheitas agrícolas, tendo sido causa de escassez em larga escala e deslocamentos econômicos. As infecções fúngicas podem causar danos pré-colheita em plantações matando ou enfraquecendo-as reduzindo o rendimento e tornando as plantas mais susceptíveis a outras infecções. As infecções pós-colheita causadas por fungos também resultam em uma perda significativa de produtos agrícolas durante a armazenagem, processamento e manipulação. Freqüentemente, agentes fungicidas são altamente tóxicos para as plantações e animais; conseqüentemente, restrições são feitas para manipulação e uso desses compostos. A maioria dos fungicidas disponíveis são efetivos somente contra poucos tipos de fungos. Com resultado, diversos materiais diferentes são utilizados com freqüência em um contexto agrícola particular. Entretanto, diversas espécies de fungos têm desenvolvido resistência aos fungicidas comumente empregados.

Nenhum comentário:

Site Meter