terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Quitosana - Tratamento de Sementes

A quitosana atua de duas formas na proteção de sementes: como agente fungicida e como indutor de genes que auxiliam as plantas a resistirem a doenças. As sementes tratadas com quitosana se desenvolvem em plantas com sistemas de raízes grandes, copas cheias e caules fortes. Devido a esses efeitos, as plantas podem absorver mais nutrientes e água do solo. A erosão também é reduzida.

As sementes tratadas com quitosana apresentam um aumento de 25% da taxa de germinação quando comparadas a sementes não tratadas (controle). O desenvolvimento das raízes também aumenta pelo tratamento das sementes com quitosana.

Fisiologicamente, plantas que cresceram a partir de sementes tratadas com quitosana são mais produtivas do que as desenvolvidas a partir de sementes não tratadas. Plantações de arroz e trigo, por exemplo, quando tem suas submetidas a tratamento com quitosana, produzem de forma consistente de 5 a 20% mais grãos na colheita, chegando a uma diferença de 450-1.000Kg/ha de plantação.

Adicionalmente, a aplicação de quitosana sobre sementes pode fornecer benefícios indiretos ou secundários carregando fungicidas em sua composição, formando um invólucro semipermeável ou um filme individual em cada semente.

Atualmente, a ciência e a indústria alimentícia reconhecem a importância de sistemas de liberação controlada como os filmes de quitosana que agem mantendo o pesticida sobre a superfície da folha, aumentando a eficácia e evitando a contaminação do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Site Meter